"As cinco terras" é localizada na regiao de Liguria e é caracterizada pelos 5 lugarejos que a circundam: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore; è conhecida pela paisagem natural mediterranea com casas coloridas ao pé do morro fazendo dela o seu cartao postal.
Ficamos hospedados em um hotel localizado em Rapallo e de là pegamos um trem até Manarola para conheceremos a Via del'amore - Rua do amor; para encontrar este percursso bastava parar em Manarola e seguir a pé, com seu amor de preferencia!, chegando à Riomaggiore, aonde pudemos apreciar o panorama maravilhoso daquela regiao.
Em Rapallho a noite era movimentada e podìamos aproveitar até altas horas, visto que ainda nao tìnhamos filhos naquela ocasiao. Entramos em um pub, de frente ao mar, e degustamos um aperitivo pra là de bacana, mùsica agradàvel, pessoas legais e uma paisagem relaxante de frente à nossa mesa. Uma das coisas que adoro na Europa sao os aperitivos em bares ou pubs, o ambiente é agradàvel e quase sempre encontramos mesinhas à luz de velas, garçons disponìveis e possibilidade de alongar o aperitivo para uma noitada de bar/discoteca ou dependendo do Pub, uma janta com òtimos menus, nao importa, é sempre uma surpresa o que virà depois durante uma viagem à dois!
Estivemos também em Portofino, uma cidadezinha além de inesquecìvel muito elegante devido ao alto giro de moda, restaurantes e hotéis de alto luxo.
Um dos pontos turìsticos que jamais esquecerei e vale a pena um dia retornar é mais ao sul das "cinco terras", é Portovenere. O motivo? Uma Igreja no pico de um morro, chamada Chiesa di San Pietro. Na verdade esse "morro" era um antigo templo romano, emocionante!!
Que a Italia é o melhor lugar do mundo para se comer, jà se sabe! Mas, conhecer um prato tìpico no pròprio local aonde ele foi criado, ah...isso nao tem preço!!! Foi em Corniglia que pegamos uma trilhazinha escondida, passando do meio dia, um vento gelado, fome e medo de nao acertar o caminho para um restaurante em meio àquela paisagem medieval fascinante que nos cercava; medo pela fome e o frio estarem aumentando e o humor ficando de pavio curto com os passos que se alongavam e a trilha que insistia em subir um morro que começava a ser quase "sombrio", pois ali nao tinham mais turistas, sò residentes aposentados! Mas, eis que finalmente nos deparamos com um aconchegante restaurante, aquecido pelo ambiente e pessoas e sem bem entender qual prato pedir ,justo eu que nao sou uma grande apreciadora da cozinha, arrisquei o tal : Trenette al Pesto. Hum, ainda consigo lembrar o perfume e a textura da massa! A receita vim saber mais tarde, simples e saborosa., tanto que na primeira vez que meus pais vieram me visitar na Italia fizemos um spaghetti à genovesa(nome derivado do Pesto a Genovesa) e o sucesso foi tao grande que eles levaram o gosto para os familiares no Brasil.
A regiao de Liguria é conhecida por suas cidades geralmente serem localizadas em penhascos, morros e por isso, de là nasceu um ditado dos velhos pescadores: "La vita è fatta di scale; c'è chi scende e c'è chi sale". ("A vida é feita de escadas; tem quem desce e tem quem sobe").
Nenhum comentário:
Postar um comentário