Este local me inspirou. Uma vez passei por uma foto, toda colorida, pelo facebook. Retornei a tal foto. Olhei, sonhei, desejei, planejei e aguardei. O dia chegou!!! Colmar... cidade inspiradora. Colorida. Cartao Postal na regiao francesa de Alsacia.
A influencia na arquitetura da cidade é tipica alema. No primeiro momento achei que fosse austriaca mas lendo sobre a història de Colmar soube que fez parte do Imperio Alemao, e està localizada pròprio na fronteira da Alemanha com a França.
O centro històrico, o coraçao dessa pequena cidade, voce pode conhecer em menos de 2 horas. Ela è tao encantadora que nos dà a impressao de viver em uma cidade fora da realidade. Os balcoes, mesmo na estaçao que estive, inverno, tinham flores enfeitando suas terraças e as cores de seus pequenos prédios e casas, sao todas coloridas: azul, amarelo, cor de rosa... um encanto unico!
A caraceterìstica principal da arquitetura dessas casas é , em italiano , o "graticcio". Procurei a traduçao ao portugues mas nao encontrei. Se algum arquiteto passar por aqui, por favor deixe nos comentàrios para que eu possa saber e corrigir o texto.
Praticamente trata-se desse tipo de construçao em madeira que se encontram em modo: vertical, horizontal e obliquo, encontrando-se uma com a outra, formando esse aspecto que voces podem ver nas fotos :
O canal que passa pela cidade Colmar embeleza o local, as pontes construìdas, bem rusticas, nos transportam a um tempo distante e o fato de estarmos em um centro aonde passam somente pedestres, nos dà a sensaçao de passeio, liberdade e falta de preocupaçao.
Para completar a "fantasia" ainda periodo de festas natalicias, pude ver os mercadinhos de natal, com especiarias ,pratos tipicos, artesanal e produtos locais deliciosos.
Visitamos também uma espécie de museu dos anos 30, dos chapéus franceses antigos aos queijos de melhor qualidade.
Experimentei o verdadeiro Preztel, hummmm que delicia, salgado ou doce, valeu muito a pena saborear o original do local!
Para completar nosso conhecimento e cultura, foi em Colmar que o escultor frances Auguste Bartholdi, responsàvel pela construçao da Estatua da Liberdade(sim aquelaaaaa). residiu e por isso é em Colmar que voce encontrarà a atraçao mais procurada por là: o Museu Bartholdi, que na realidade foi a casa aonde ele morou por anos.
Para voces verem com seus pròprios olhos da beleza de Colmar, clique no video que registrei por là e me digam se nao vale a pena sonhar?!
Um comentário:
Olá, adorei o seu post. Estaremos em Colmar em Julho, iremos de Paris para lá de trem, bilhetes comprados inclusive. Gostaria de orientações, se puder. É tranquilo ir do Gare até o centro? Os museus e pontos turísticos são todos proximos? Obrigada!
Postar um comentário