sábado, 7 de fevereiro de 2015

Reveillon em Zurich!

Quando planejamos essa viagem à França e Suiça foi pensando em passar um ano novo diferente, escutar outra lingua, degustar de outra gastronomia , enfim, estar em um ambiente que nao fosse o nosso italiano.

Poderìamos ter escolhido uma dessas pequenas cidades charmosas, mas quando lembrei do famoso espetàculo de fogos que existem em Zurich, me empolguei e colocamos entao como meta para a nossa virada de ano.

Estàvamos hospedados em Mulhouse, ha mais ou menos 1 hora de Zurich. Com a estrada molhada devido a neve, demorarìamos um pouco mais. E foi assim.

Durante o dia nos preparamos e fomos a um mercado comprar petiscos , sucos, agua para as crianças e claro, uma pequena garrafa de champanhe para nòs dois.

Nao sabìamos se encontrarìamos um restaurante em Zurich e sem ter planejado com antecipaçao, todos os mais conhecidos jà estavam com as reservas fechadas. 

Dito e feito, nada de restaurante por là. Melhor assim, jantamos em Mulhouse e fomos em direçao a Zurich.


Muito frio nessa noite. Frio mesmo, estàvamos abaixo de 3 ou 4 graus, mas a sensaçao térmica era ainda mais baixa. A parte negativa foi retirar as crianças do carro, pois os dois se adormentaram durante a estrada, naturalmente: aquecedor do carro ligado, escuro là fora, passando das 22h da noite e barriguinha cheia. 

Matteo como sempre acordou e logo saiu do carro. Analuisa é que foi mais complicado. Chorou muito e nao tinha vontade de sair devido ao frio. 

Zurich proibiu a entrada dos carros em toda a parte que costeava o lago, dificultando assim encontrar uma vaga para estacionar o carro mais perto possivel. Caminhamos por cerca de 15 minutos, no frio, com neve alta nos pés, até chegar ao lago, aonde supostamente terìamos o espetàculo de fogos. Muitos jovens. Muitos estrangeiros, gente do mundo todo parecia estar ali. Senti cheiro de maconha. Senti alegria no ar e muita educaçao. Muita organizaçao , nada de tumulto. Todos caminhando na mesma direçao: encontrar um ponto bom para apoiar o tripé e ter boas fotos. Um local para desejar feliz ano novo entre amigos e familiares. Nao vi sujeira, nao vi copos jogados no chao. Essa sensaçao de limpeza e consciencia é normal encontrarmos na Suiça. Mas vivenciar é surreal, nos mostra que toda a sociedade, desejando, é capaz de manter a ordem e o respeito ao pròximo.


Encontramos um local iluminado, bem em frente ao lago. Um hotel de luxo nas nossas costas. Um restaurante de filme, com terraça para o lago. Tudo magico. Nao fosse por um misero detalhe: DIM DOM, Meia noite e os gritos e fogos eram , como posso dizer, "timidos". Demorou um pouco para que o espetàculo realmente acontecesse. E percebemos que talvez o grande numero tenha sido apresentado mais pròximo a praça central. 


Valeu a pena? Sempre vale! Mas esperàvamos mais. Se voce gosta de festa e algazarra, nao sei se ficaria desiludido com o pouco barulho e a falta de gritos e pulos. Por sorte, ao nosso lado tinha um grupo de pessoas mais velhas que nòs mas muitissimos animados. 

As crianças , mesmo calçando botas para neve, estavam sentindo os pés congelando. Haviam muito sono. Nao nos restou que comemorar, brindar e retornar ao carro. Digamos que sò o passeio pelo lago jà valeu a pena. ZURICH é linda demais. Deve ser visitada por ao menos dois dias inteiros. Dedicadas somente a ela. De noite mas principalmente de dia! Lembro quando estive là na minha primeira viagem à Europa, quando eu havia 18 anos. Inesquecìvel. 


A conclusao é de que a virada do ano importa nao aonde voce se encontra, mas com quem voce està junto. E nòs estàvamos juntos, e este foi o grande brinde para a entrada de 2015!

Para voce ver todo o nosso passeio, fiz um vlog desta noite , clica no video e venham ver os lindos fogos e ...o silencio suiço, claro, hehe. 

Se eu recomendo? Sempre! 




Nenhum comentário: