"Quanto preciso para passar 1 dia passeando em uma cidade italiana?"
Essa pergunta parece ser simples de responder, mas vai depender de qual cidade voce estarà visitando naquele dia, o que voce està programando visitar e como irà se locomover de um lugar à outro.
Se voce estiver em uma cidade cheia de locais para entrar e visitar, como Florença ou Roma, certamente terà um gasto mais alto em relaçao aos ingressos. Voce pode economizar comprando através de sites , muitas vezes com preços promocionais.
Se, pelo contràrio, voce estiver em pequenos vilarejos, somente para apreciar a paisagem e modo de viver do italiano, terà gasto somente com alimentaçao.
O gasto com acomodaçao irà depender, por exemplo se o hotel é de classificaçao: quantas estrelas, em quantos voces sao(1 pessoa ou casal ou ainda filhos acompanhando).
Com casa alugada certamente a economia é grande, pois voce irà economizar a cada noite e também com alimentaçao, pois poderà ir ao supermercado fazer compras e preparar voce mesmo suas refeiçoes na casa.
Os transportes podem ser : metro, trem, onibus, barco, aviao e até bicicleta.
Até aqui tudo irà depender da sua programaçao e planejamento de viagem. Se serà um tipo mochilao, turismo médio ou turismo de alta classe.
Entao chega a parte mais concreta da pergunta, aonde é mais simples de calcularmos: a alimentaçao.
Como eu disse antes, se voce alugar casa irà fazer compras no supermercado e preparando voce mesmo as suas refeiçoes, irà economizar e muito.
Caso voce esteja em um hotel, poderà ir ao supermercado e comprar lanches para levar durante os seus passeios. Deixando o restaurante para uma das refeiçoes, ou almoço ou jantar.
Dependendo do restaurante/osteria/trattoria que voce entrar, eles irao cobrar pelo "Coperto" que é um valor em base aos preparativos da mesa; Pode ir de 2 euros a 6 euros a pessoa. Aconselho voce, antes de entrar, procurar pelo Menu exposto do lado de fora do estabelecimento, assim voce jà poderà avaliar o "coperto" e também os valores dos pratos servidos.
Quanto mais ao centro històrico de uma cidade, mais caro serà o valor do restaurante. Se afaste um pouco, caminhe pelas ruas e perca-se em locais mais populares, do dia a dia, e irà perceber que os preços sao mais economicos.
Para um "primo piatto" voce poderà gastar de 8 a 10 euros.
O "Secondo piatto", que costumam ser carnes, peixes, o valor pode variar de 12 a 20 euros.
O "Contorno" , que sao acompanhamentos em torno de 8 euros.
Digamos que uma pessoa em um restaurante popular gaste por volta de 15 euros, contando jà o valor da bebida.
Se voce optar por um lanche , estilo americano, pode gastar na média de 7 euros.
E se voce comprar paes , queijos, salames, montando assim o seu "piquenique", irà gastar menos de 10 euros.
Contando somente a alimentaçao, sem adicionarmos o valor de tickets de trem, entradas em museus e compras de lembrancinhas para a familia, seu gasto ao dia em alimentaçao serà de uma média de 30 euros ao dia se fizer 1 refeiçao em restaurante e 1 lanche durante o dia. Caso opte por se alimentar bem, em lugares pròximos ao centro , com um couvert de entrada mais caro, pode contar com 50 euros ao dia por pessoa.
Na minha experiencia, nas viagens que faço com a minha famìlia, encontramos como soluçao os lanches em uma refeiçao e na outra um bom prato caprichado, ou mesmo pizza. Para os lanches em dias de inverno, acomode-se em alguma mesa em centro comercial, aonde voce terà aquecedor, banheiros por perto e comodidade.
Na minha experiencia, nas viagens que faço com a minha famìlia, encontramos como soluçao os lanches em uma refeiçao e na outra um bom prato caprichado, ou mesmo pizza. Para os lanches em dias de inverno, acomode-se em alguma mesa em centro comercial, aonde voce terà aquecedor, banheiros por perto e comodidade.
Uma particularidade é que os locais economicos e até fora da agitaçao, costumam ter um gosto especial e bem caseiro, feito com capricho para o cliente!
Caso seja primavera/verao, permita-se um "bello pic nic", jogue uma tanga, uma toalha quadriculada de vermelho e branco, um lençol, e exagere nas frutas, como por exemplo morangos, banana e uvas! Elabore tapwers com tomate picadinho e queijo branco, paezinhos, focaccia, acompanhados de um suco e muito àgua!
Tenho um video aonde falo sobre os tipos de estabelecimentos na Italia, é muito interessante e importante sabermos as suas diferenças, assistam clicando abaixo:
E outro video aonde falo sobre a curiosidade da alimentaçao dos italianos, ehehe:
E outro video aonde falo sobre a curiosidade da alimentaçao dos italianos, ehehe:
Espero ter sido de ajuda!
Um comentário:
Obrigada,Daphne, muito boas dicas...adoro a Itália!
Gostaria de saber quanto a alugar casas ou studios..sabe me dizer alguma coisas, como valores aproximados, por exemplo ?
Pretendo ficar na Itália por 3 meses...posso pagar adiantado ou precisa de fiador sendo de outro país...eu moro no Brasil.
Parabéns pela página e blog.
Grazie!
Um abraço
Cida
Postar um comentário