sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Valeggio sul Mincio - Aonde fica? Por que visitar?

Valeggio sul Mincio é uma Comune da Provincia de Verona, localizada na regiao Veneto. 


Um lugarzinho "piccolo piccolo", minusculo para dizer a verdade! Mas entao por que visita-lo? Por dois motivos bem vàlidos : o Nò do Amor e pelo seu borgo, considerado um dos "Borgos mais bonitos da Italia"("I Borghi più Belli d'Italia")!!!


Como o nome mesmo diz, Valeggio é atravessado pelo rio Mincio e, as paisagens que encontramos em seu borgo sao incrìveis. O borgo que tanto menciono na verdade fica a 5km da cidadezinha de Valeggio e se chama Borghetto. Jà falei sobre Borghetto AQUI no blog e também em videos! 


Suas ruas nos transportam a um periodo medieval, com a presença de um Castelo e Torre. Cascatas dos encontros das àguas, peixes que podem ser vistos pela transparencia de suas àguas limpidas e sua principal atraçao, o mulino, que ainda hoje funciona. Um local romantico, normalmente escolhido pelos jovens esposos para fazerem as fotos de casamento e receberem os convidados em um dos lindos restaurantes a beira do rio Mincio.  Para saber mais, clique no post de Borghetto, AQUI

O outro superrrr vàlido e indicadissimo motivo para visitar Valeggio sul Mincio é a culinària italiana!

Foi aqui que deu-se origem a um dos meus pratos favoritos de massa italiana: o Tortellini. Também chamado Agnoli, ou, "nò do amor", apelidado assim pelos mais romanticos! Dou a minha palavra à voces que nao existe melhor agnoli(leia: "Anholi") que esses provenientes de Valeggio! (Talvez os da minha sogra possam supera-los, ehehehe). 

Querem ver como se prepara o Agnoli caseiro na tradiçao italiana? Clica no video abaixo:


E esses dias tive a alegria de ir almoçar com minha famìlia por là e entrei em uma osteria tradicional, do jeito que eu AMMMMOOOOO!!!! E se voce sonha com a Italia, com aqueles lugarzinhos aconchegantes, familiares, entao esse local também é feito para voce!!! 

(Esse nao é um publi post, fomos almoçar casualmente nesta Osteria e simplesmente ganharam uma cliente fiel pela òtima cozinha e atendimento. Nao recebi nada em dinheiro , pagamos nossa refeiçao sem desconto e por isso tenho total liberdade de opiniao neste post). 

Vou deixar aqui a localizaçao para voce, caso passe pelas bandas de là , dar uma paradinha para o almoço ou jantar. Mas antes, quero completar esse assunto e dizer que , para 4 pessoas, incluindo vinho da casa, bebida para as crianças, doce e café, gastamos menos de 45 euros. Ou seja, além de tudo, é economico! 

Lorenzo pediu um TRIS. Eu também ja falei sobre o TRIS neste video, ao minuto 13:20



'E um prato da especialidade da casa, ou seja, nesse caso sao tres tipos de tortellini: com ricota; com espinafre e com abobora; Além de ter vindo o tradicional tortelli di carne in brodo.

O endereço é: 
 TRE CORONE OSTERIA
Piazza Carlo Alberto, 26.
0457950190

E caso voce esteja dentro do Borgo, em Borghetto, a dica de Osteria é:
AL VOLTO
Via Giotto, 1. 
0456370691

O video do nosso almoço neste restaurante voce encontra aqui embaixo:


Além de ser pròximo de Borghetto, Valleggio nao é tao distante das cidades de Verona e Mantova. Em 1 dia voce consegue visita-lo. 

Voce ja esteve por là? O que achou? Deixe nos comentàrios! Pode ser ùtil para outro leitor que està planejando sua viagem à Italia.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Aonde comer em Mantova?

Existem diversos locais, dentro e fora, no centro històrico de Mantova.

Hoje irei indicar os mais renomados durante o tour pela cidade. 

Se voce quer elegancia e nao se importa com o valor total da conta, pode ir tranquilo ao Ristorante Aquila Nigra. Ele fica em uma otima localizaçao, é tradicional e come-se bem. Mas aconselho comer o primeiro e segundo prato, pelo contràrio, sairà de là ainda com fome pois os pratos sao servidos elegantemente, o que quer dizer um prato fino e nao transbordando pelos lados!


Um meio termo, nem tao caro mas nem tao barato é a Osteria Antica Fragoletta. Localizada na Piazza Sordello, bellissima, bem rustica e com atendimento de primeira. Os pratos tradicionais mantovanos serao de passar a lingua nos dentes! A propòsito, o local foi de propriedade de uma atriz do Seculo VII a.C. !! 

O ultimo local que indico foi inclusive a dica de um leitor do blog que hà algum tempo atràs me escreveu perguntando se eu conhecia tal local para se comer em Mantova que ele se lembrava de ter comido o melhor prato naquele restaurante. 

Atravès de fotos e localizaçao, consegui encontrar o endereço e, sò devo confirmar a qualidade do local que, hoje em dia, indico toda vez que alguém me pede sugestao para degustar os pratos mantovanos: Se chama Spirito Divino e é uma trattoria muito aconchegante, com musica ao vivo, localizado no Centro Històrico e cozinha tradicional! Preço respeitoso e pratos excelentes!



E voce, tem alguma dica de restaurante/bar/osteria? Deixe nos comentàrios, pode ajudar alguém com a sua opiniao! 
Grazie! 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Sobre os lagos de Mantova

Hoje vou falar com voces sobre os lagos que cercam Mantova. 

Mantova é cortada pelo Rio Mincio que dà origem aos 3 lagos de Mantova: Lago Superiore, Lago Inferiore e Lago di Mezzo. Antigamente havia um quarto lago, chamado Lago Paiolo.

O rio, em italiano Fiume, chamado Rio , é um canal que atravessa Mantova e liga o Lago Inferiore ao Lago Superiore.

O centro da cidade é interligado por pontes, pois é cercado de água por todos os lados.  

Um particular dos lagos de Mantova sao os Fiore di Loto. Um tipo de planta que tem origem no Japao e sem uma certeza absoluta entre realidade e lenda, trazidos de là para Italia, mais precisamente, Mantova. Hoje nominada também de "Cidade das flores de lotus".

A flor de lótus é uma raiz da planta aquática que pertence à família Nelumbonaceae; nativo das regiões orientais.

Sua maturação ocorre com o aparecimento de grandes folhas flutuantes e meses de verão. Uma das curiosidades é que a àgua que a banha escorrega pelas suas folhas e assim flutuam na superficie do lago.

Muito usada também na culinària oriental é rica em vitaminas!

Dos lagos voce pode admirar a cidade, dar uma volta de bicicleta, caminhar ou até mesmo um tour de barco pelo lago. 
Google Imagens

Na beira do lago temos um verde coberto pelas sombras das arvores e ali é possivel, durante a primavera e o verao, fazer piqueniques ou até mesmo tomar sol!

Para finalizar aconselho voces a visitarem o "Parco della Scienza" que fica localizado nas proximidades do Lago di Mezzo. Ali estao vàrios instrumentos para adultos e crianças experimentarem descobertas cientìficas interessantissimas. Tudo ao ar livre e gratuitamente!

No pròximo post estarei indicando locais para voces provarem a culinària Mantovana! 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Quanto gastamos em 1 dia na Italia?

"Quanto preciso para passar 1 dia passeando em uma cidade italiana?"

Essa pergunta parece ser simples de responder, mas vai depender de qual cidade voce estarà visitando naquele dia, o que voce està programando visitar e como irà se locomover de um lugar à outro. 
Se voce estiver em uma cidade cheia de locais para entrar e visitar, como Florença ou Roma, certamente terà um gasto mais alto em relaçao aos ingressos. Voce pode economizar comprando através de sites , muitas vezes com preços promocionais. 
Se, pelo contràrio, voce estiver em pequenos vilarejos, somente para apreciar a paisagem e modo de viver do italiano, terà gasto somente com alimentaçao. 
O gasto com acomodaçao irà depender, por exemplo se o hotel é de classificaçao: quantas estrelas, em quantos voces sao(1 pessoa ou casal ou ainda filhos acompanhando). 
Com casa alugada certamente a economia é grande, pois voce irà economizar a cada noite e também com alimentaçao, pois poderà ir ao supermercado fazer compras e preparar voce mesmo suas refeiçoes na casa. 
Os transportes podem ser : metro, trem, onibus, barco, aviao e até bicicleta. 
Até aqui tudo irà depender da sua programaçao e planejamento de viagem. Se serà um tipo mochilao, turismo médio ou turismo de alta classe. 
Entao chega a parte mais concreta da pergunta, aonde é mais simples de calcularmos: a alimentaçao. 
Como eu disse antes, se voce alugar casa irà fazer compras no supermercado e preparando voce mesmo as suas refeiçoes, irà economizar e muito. 
Caso voce esteja em um hotel, poderà ir ao supermercado e comprar lanches para levar durante os seus passeios. Deixando o restaurante para uma das refeiçoes, ou almoço ou jantar. 
Dependendo do restaurante/osteria/trattoria que voce entrar, eles irao cobrar pelo "Coperto" que é um valor em base aos preparativos da mesa; Pode ir de 2 euros a 6 euros a pessoa. Aconselho voce, antes de entrar, procurar pelo Menu exposto do lado de fora do estabelecimento, assim voce jà poderà avaliar o "coperto" e também os valores dos pratos servidos. 
Quanto mais ao centro històrico de uma cidade, mais caro serà o valor do restaurante. Se afaste um pouco, caminhe pelas ruas e perca-se em locais mais populares, do dia a dia, e irà perceber que os preços sao mais economicos. 
Para um "primo piatto" voce poderà gastar de 8 a 10 euros.
O "Secondo piatto", que costumam ser carnes, peixes, o valor pode variar de 12 a 20 euros. 
O "Contorno" , que sao acompanhamentos em torno de 8 euros. 
Digamos que uma pessoa em um restaurante popular gaste por volta de 15 euros, contando jà o valor da bebida. 
Se voce optar por um lanche , estilo americano, pode gastar na média de 7 euros. 
E se voce comprar paes , queijos, salames, montando assim o seu "piquenique", irà gastar menos de 10 euros. 
Contando somente a alimentaçao, sem adicionarmos o valor de tickets de trem, entradas em museus e compras de lembrancinhas para a familia, seu gasto ao dia em alimentaçao serà de uma média de 30 euros ao dia se fizer 1 refeiçao em restaurante e 1 lanche durante o dia. Caso opte por se alimentar bem, em lugares pròximos ao centro , com um couvert de entrada mais caro, pode contar com 50 euros ao dia por pessoa.

Voce poderà economizar muito em garrafinhas de àgua na Italia. Praticamente em todas as cidades é fàcil encontrar fontes de àgua potàvel e basta encher a sua garrafinha pessoal toda vez que encontràr uma no seu caminho! Cada garrafinha pode custar de 1 a 2 euros, faça conta dos dias que ficarà na Italia e quantos euros poderà economizar usando a agua da fonte! 


Na minha experiencia, nas viagens que faço com a minha famìlia, encontramos como soluçao os lanches em uma refeiçao e na outra um bom prato caprichado, ou mesmo pizza. Para os lanches em dias de inverno, acomode-se em alguma mesa em centro comercial, aonde voce terà aquecedor, banheiros por perto e comodidade. 
Uma particularidade é que os locais economicos e até fora da agitaçao, costumam ter um gosto especial e bem caseiro, feito com capricho para o cliente! 
Caso seja primavera/verao, permita-se um "bello pic nic", jogue uma tanga, uma toalha quadriculada de vermelho e branco, um lençol, e exagere nas frutas, como por exemplo morangos, banana e uvas! Elabore tapwers com tomate picadinho e queijo branco, paezinhos, focaccia, acompanhados de um suco e muito àgua! 
Tenho um video aonde falo sobre os tipos de estabelecimentos na Italia, é muito interessante e importante sabermos as suas diferenças, assistam clicando abaixo:


E outro video aonde falo sobre a curiosidade da alimentaçao dos italianos, ehehe:

Espero ter sido de ajuda!



sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Palazzo Bonacolsi

Toda vez que vou pronunciar o nome desse Palacio minha lingua enrola! Talvez pela importancia na història, quem sabe? 

O edifício imponente, inteiramente em tijolo, foi construído no final do século XIII por Pinamonte  e tornou-se a morada de sua família. Pinamonte adquiriu outros edifícios ao lado do Palacio, a chamada Torre da gaiola.

A mansão se tornou, mais tarde, as propriedades Luigi I Gonzaga, capitão do povo e fundador da dinastia. 
O palácio foi herdado pelo Marquês Ludovico Gonzaga a seu filho Gianfrancesco, fundador da dinastia de Gazzuolo. 

Mais tarde passou a Vespasiano Gonzaga. Com o andar da carruagem, digamos assim, apareceu o beco Bonacolsi, atual Palacio Bonacolsi. 

Para resumir a història, em 26 de setembro de 1804 Baldassarre Castiglioni, antepassado dos atuais proprietários, comprou todo o edifício.

Interessante é a importancia històrica e as famìlias passadas por essa construçao. Hoje o Palacio é mais conhecido como residencia dos Castiglioni por terem sido a ultima familia a adquirirem o local. A visitaçao nao é aberta ao pùblico. (Atualmente confirmado durante este post). Mas de importancia para a història de Mantova. 

Se voce tiver curiosidade em ver o Palacio e outros pontos de Mantova através dos meus olhos, assista a este video no meu canal do youtube:



quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Programaçao de Musica em Mantova


Lançamento da segunda temporada de concertos de Mantova!

Um programa rico, que inclui 50 eventos com: concertos, noites de poesia, filmes e visitas guiadas das exposições.

A iniciativa oferece um programa de concerto único que irá oferecer os eventos de música públicas, de janeiro a dezembro, sem sobreposição, com temporadas de três grandes empresas em conjunto com o município de Mantova.

Maiores informaçoes:

Mantova Musica:
Nossa Senhora da Vitória via Monteverdi 1 - telefone Mantova 0376 355566

Informação de: Turismo Mantova

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O que fazer em Mantova?

Cada vez mais percebo que Mantova tem um valor enorme, nao somente pela sua beleza, arquitetura e culinària. Mas, principalmente, pela sua importancia na Història. 


Aqui respiramos arte! Tem quem apelida Mantova de "Mini-Firenze" justamente pela grande beleza e importancia na arte e cultura da cidade. 

Por esse motivo jà faz algum tempo que estou planejando aperfeiçoar meu acompanhamento na cidade de Mantova e mostrar à voces, através do blog, notìcias, eventos, amostras de arte e a paisagem mantovana. Esperando assim inspira-los a visitarem a "Capitale della Cultura" como veio nominada no ùltimo ano; uma cidade històrica, localizada em uma òtima posiçao, 40km de Verona, pròximo à Veneza e nao tao distante de Milao. 

Se voce tiver experiencia aqui em Mantova, deixe nos comentàrios para que outros leitores também se inspirem a vir conhece-la e , de quebra, apreciar os pratos mantovanos!

Ja mostrei Mantova para voces aqui neste video:



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

"Quanto devo levar para a Italia em dinheiro?"

Hoje faço esse post inspirado na pergunta de um leitor que me segue no meu canal do youtube

Diferente de quem possui a dupla cidadania, ou seja, entra na Italia como cidadao italiano, o turista por sua vez deve trazer uma certa quantidade em dinheiro para evitar problemas na alfandega. 


Existe uma tabela do Ministero dell'Interno para podermos fazer o càlculo da soma. 

O valor deve ser comprovado mostrando cartao de crédito(internacional), seguro viagem , soma em dinheiro ou mesmo algum comprovante de renda. 

Seus documentos para permanecer legalmente na Italia como turista sao : 

Passaporte vàlido por até 6 meses(essa regrinha eu quase esqueci hà dois anos atràs quando fui visitar minha famìlia no Brasil, teriam me mandado de volta nao permitindo entrar no paìs!!); importante também ter a passagem de retorno ao Brasil como forma de mostrar que voce tem os dias contados na Italia; Seguro saùde que irà te cobrir em caso de doença ou acidentes e , como falei acima, um comprovante de renda. 

Abaixo o link aonde mostram os valores em Euro para o turista trazer durante o tempo de sua viagem.

http://www.esteri.it/mae/normative/normativa_consolare/visti/direttiva_mininterno_1-3-2000.pdf

Mais informaçoes voce também encontra aqui

http://www.interno.gov.it/it/temi/immigrazione-e-asilo/modalita-dingresso

Ps. Lembrem-se que o periodo màximo de estadia na Italia, como turista, é de 90 dias!

Espero ter ajudado, caso voce tenha alguma experiencia no assunto, deixe nos comentàrios!