Saturnia faz parte de um desses burgos tranquilos, que em poucas horas jà descobrimos cada cantinho misterioso.
Uma das coisas que mais me chamaram a atençao é que podemos ter acesso a uma pequena estradinha sem asfalto que, aparentemente nao diz nada mas caminhando por ela começamos a entender a sua importancia històrica e, nao é para menos pois trata-se da Porta Romana, e foi a ùnica porta que sobreviveu hà tantos anos apòs a sua construçao e dali, do pequeno burgo de Saturnia, através da rua Clodia, se interligava até a famosa Via Aurelia.
Visitando o burgo voce poderà também visitar o Castelo que hoje é uma residencia particular, uma construçao do ano de 900!
E para finalizar atràs dos jardins publicos é possìvel encontrar escavaçoes arqueològicas que nos mostram antigas residencias da època do renascimento, medievais e restos romanos e etruscos!!
Hà poucos minutos de carro do burgo de Saturnia, estao os famosos Termas de Saturnia!
O lugar é incrìvel!! Principalmente pelo panorama natural. Estamos ali, literalmente, no meio do mato, daquela paisagem toscana que brinca com as cores: laranja, marrom, amarelo e verde. Para quem puder ir mais ao final do dia terà um espetàculo à parte com o por do sol, o mais bonito do mundo, dizem ser na Toscana... imagina nesse ambiente!!
Com as suas àguas sulfurosas - sim tem um cheiro ruim, parecido com ovo podre - os benefìcios que trazem à saùde sao muitos, principalmente para doenças de pele. A àgua è quente, fomos no periodo de verao mas nao sofremos de calor por isso, fomos bem cedinho e ficou delicioso tomar banho nas cachoeiras naturais que se formam com as àguas dos termas.
Algo interessante é que chegamos e logo encontramos o estacionamento, gratuito. Nao existe bilhete para ir aos termas, achei bem diferente, afinal, quando algo é conhecido turisticamente é raro que nao seja a pagamento. Tem um bar ao lado, com banheiros e duchas.
Espero ter inspirado voces a conhecerem esses burgos dos ultimos posts, sao lugares particulares e valem a visita. Estao pròximos uns aos outros e também pròximo a Grosseto, lembrando que a localizaçao deste passeio é na regiao da Maremma Grossetana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário