terça-feira, 29 de novembro de 2016

Treno Natura - Trem antigo entre as paisagens Toscanas

Sabìamos que no final do mes de outubro teria um feriado com ponte na escola das crianças e poderìamos nos organizar para algum passeio, de preferencia em contato com paisagens naturais e fugir da festa de Hallowen. 

Primeiramente pensamos em algum lugar fora da Italia. Mas os dias eram poucos, para isso ao menos 1 semana serve. Entao, comentei com o Lorenzo que um dos meus sonhos "na gaveta" era o de fazer uma daquelas viagens de filme, sabem? Em trem, vendo a paisagem, tomando um prosecco e degustando queijos e salames, de preferencia, na Europa. 

Fizemos algumas pesquisas e o que encontramos atendia aos meus desejos mas nao aos nossos bolsos, ao menos, nesse momento. 

E foi entao que meu marido lembrou de um passeio à moda antiga, em plena Toscana, em um daqueles vagoes que fizeram parte da història mundial. 

Fui me informar e fiquei encantada com a programaçao: um tour organizado, um trem animado, bem às antigas, com musica e para fechar com chave de ouro , em uma lindo burgo haveria uma Sagra com comidas e bebidas tipicas da Toscana. 

Quer mais?! 


Entao comecei a elaborar o nosso passeio e reservamos nossos assentos no TRENO NATURA que, sai de Siena e vai até Montalcino, no final do mes de outubro.

Toda a programaçao do trem voce pode ver e saber mais no video que fiz no youtube. 

Diz se nao vale a pena ;) 

Comecei a procurar por hospedagem. Hotéis , agriturismos e acabamos por optar, mais uma vez, por uma casa , dessa vez rustica, através do airbnb. Interessante que essa casa é parte de um agriturismo que fabrica o proprio vinho Chianti e seu proprio azeite de oliva, delicioso por sinal, pois ao chegarmos na casa, fomos recebidos com uma simples e perfeita cesta contendo os produtos locais. 

Nosso passeio começou em San Gimignano, ja falei desse local AQUI no blog e, particularmente, um dos meus preferidos na Italia, pois marcou demais o inicio do meu namoro com meu marido. 
Passeamos em Volterra, um pequeno mas simbolico burgo medieval bastante movimentado, com lojas e osterias por todos os lados. 


De quebra, em um clima completamente diferente de Mantova, aonde eu moro, nesse periodo do ano, colocamos os nossos pés na àgua do mar de Cecina, tanto era quente e lindo o sol daqueles dias! 


Para finalizar uma paradinha em Florença, que por sempre emociona! E jà, na volta para casa, conhecemos, na provincia de Ferrara, a pequena Veneza, assim chamada Comacchio por haver um canal que atravessa toda a cidade e tem a possibilidade de fazer passeios de barco!Adorei o centro històrico e toda a sua arquitetura. 

Se voce quiser saber mais sobre nosso passeio, te convido a assistir aos videos que estao no meu canal là no youtube, "Daphne Pierin", tenho certeza que voce vai se divertir e se inspirar para aumentar sua listinha de locais para visitar na Italia!

Por do sol na Toscana: Unico!
ESTES SAO OS VIDEOS:


Obrigada por estarem sempre por aqui, até mais!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Termas de Saturnia e o seu burgo medieval

Saturnia faz parte de um desses burgos tranquilos, que em poucas horas jà descobrimos cada cantinho misterioso.

Uma das coisas que mais me chamaram a atençao é que podemos ter acesso a uma pequena estradinha sem asfalto que, aparentemente nao diz nada mas caminhando por ela começamos a entender a sua importancia històrica e, nao é para menos pois trata-se da Porta Romana, e foi a ùnica porta que sobreviveu hà tantos anos apòs a sua construçao e dali, do pequeno burgo de Saturnia, através da rua Clodia, se interligava até a famosa Via Aurelia. 

Visitando o burgo voce poderà também visitar o Castelo que hoje é uma residencia particular, uma construçao do ano de 900! 

E para finalizar atràs dos jardins publicos é possìvel encontrar escavaçoes arqueològicas que nos mostram antigas residencias da època do renascimento, medievais e restos romanos e etruscos!! 

Hà poucos minutos de carro do burgo de Saturnia, estao os famosos Termas de Saturnia!

O lugar é incrìvel!! Principalmente pelo panorama natural. Estamos ali, literalmente, no meio do mato, daquela paisagem toscana que brinca com as cores: laranja, marrom, amarelo e verde. Para quem puder ir mais ao final do dia terà um espetàculo à parte com o por do sol, o mais bonito do mundo, dizem ser na Toscana... imagina nesse ambiente!!


Com as suas àguas sulfurosas - sim tem um cheiro ruim, parecido com ovo podre - os benefìcios que trazem à saùde sao muitos, principalmente para doenças de pele. A àgua è quente, fomos no periodo de verao mas nao sofremos de calor por isso, fomos bem cedinho e ficou delicioso tomar banho nas cachoeiras naturais que se formam com as àguas dos termas. 


Algo interessante é que chegamos e logo encontramos o estacionamento, gratuito. Nao existe bilhete para ir aos termas, achei bem diferente, afinal, quando algo é conhecido turisticamente é raro que nao seja a pagamento. Tem um bar ao lado, com banheiros e duchas.


Espero ter inspirado voces a conhecerem esses burgos dos ultimos posts, sao lugares particulares e valem a visita. Estao pròximos uns aos outros e também pròximo a Grosseto, lembrando que a localizaçao deste passeio é na regiao da Maremma Grossetana.