quinta-feira, 25 de junho de 2015

Férias escolares na Italia, e agora?!


Todo final de ano escolar, quando ainda era pequena,  eu escutava maes se lamentando, perdidas no seu tempo e organizaçao. Nunca entendi bem, pois tive uma mae dona de casa, sempre presente e disponìvel para nòs, eu e meus irmaos.

Que bom que ela conseguiu nao transparecer esse desespero, porque, mesmo quando somos donas de casa, somos pessoas, somos mulheres e queremos um tempo sò nosso.

Talvez com o seu exemplo eu tenha aprendido a fazer o mesmo com os meus filhos, ou melhor, estou aprendendo, pois sao ainda tao pequenos!

A situaçao muda ainda mais quando nos encontramos longe da nossa famìlia, sem auxilio de um parente ou amigo de longas datas.

Muitas vezes o casal trabalha fora, nao tem economia suficiente para uma babà e entao como a gente consegue se virar em um paìs que nem doméstica ou ajudante de serviço sao trabalhadores da classe média ou baixa? Ficamos a ver navios? E nossos filhos, sentem a casa virar de pernas para o ar?!

Independente de voce trabalhar fora de casa ou ser dona de casa, os seus horàrios irao sofrer uma certa mudança. E como tudo na nossa vida, precisamos nos organizar para esses dias "cheios", com as presenças de nossos filhos. Ainda mais se for mais de um filho, dois.. tres...

Aqui na Italia existem "asilo-nido" que sao como as creches ou escolinhas a pagamento no Brasil e que funcionam no mes de julho. 

E tem também, para as crianças acima de 6 anos, a organizaçao da catequeze de uma Igreja da sua cidade, aonde as freiras sao responsàveis pelas crianças e , com atividades e muito mais liberdade que em uma escola, elas organizam passeios e brincadeiras e, o custo costuma ser baixo, por volta de 10 euros a semana e voce nao precisa escolher todas as semanas, pode pagar pelas semanas que desejar. 

Jà em agosto as crianças ficam em casa. E entao?! Bom, para saber mais detalhes convido voces a clicarem no play aonde eu conto como faço com meus dois filhos, de idades e sexo distintos, com exigencias e amigos diferentes. 

Nao é simples, mas nao é difìcil. "Basta un bel respiro e voilà, ce l'abbiamo fatta"!!!! 




Entrevista com a proprietaria do Agriturismo Tenuta di Ghizzano

Neste video voces assistirao ao nosso bate papo durante o passeio no Jardim à Italiana, aonde Francesca Pesciolini, proprietària do B&B Gli Aristogatti e Agriturismo Tenuta di Ghizzano, nos conta o que foram e o que sao os jardins à italiana, como podemos planejar o casamento dos nossos sonhos là mesmo, na Toscana neste bellissimo jardim e mais: Um passeio, no habitat natural dos animais selvagens. Eu se fosse voce clicava logo no play para ver as imagens e saber mais sobre o que estou falando, ok?! :) 


domingo, 21 de junho de 2015

Come pulire la tua ZANZARIERA - O que é?! Como limpar?

Zanzariera vem de Zanzara, que quer dizer: pernilongo! Logo, zanzariera è a tela de proteçao para que os pernilongos, e demais insetos, nao entrem na nossa casa! 

Mas algo que muitas pessoas nao sabem, e eu era uma delas assim que cheguei na Italia, é que a tela de proteçao deve ser limpa ao menos 2x ao ano, ehehe.

Vem comigo ver como eu limpo a minha zanzariera, um video curtinho, mas que poderà lhe auxiliar da pròxima vez que voce tiver que fazer um "faxinao" em casa!


sábado, 20 de junho de 2015

Quarto infantil na Italia - Quanto custa?

Sao meses que estou pesquisando preços de mòveis para o quarto de minha filha, hoje com 4 anos de idade. 

Na verdade, preciso de uma nova cama , visto que de berço ela jà nao usa mais!

Começamos a pintar o quartinho e dar um up ao novo ambiente da nossa italianinha.

Com isso, fui atràs de alguns lugares e levei voces comigo, hehe, mostrando lojas e preços de mòveis!

Vem com a gente dar uma olhada como estao os preços por aqui!

Loguinho o novo quarto dela estarà pronto e poderei tirar fotos para voces verem o resultado!

Enquanto isso, deixem nos comentàrios o que acharam das imagens do video! 
baci baci!

Assista ao nosso passeio, basta clicar no play:



sexta-feira, 19 de junho de 2015

HorseManKind - O cavalo e a natureza

Tempos atràs eu escrevi e mostrei à voces em video, a garota que sussurra aos cavalos, Najma. 
De là para cà fui me interessando cada vez mais pelo modo natural e respeitoso de tratarmos o cavalo. E em meio a essas pesquisas encontrei na internet o site de Horsemankind, uma filosofia que nasceu hà pouquissimo tempo aqui na Italia, criada por Sergio Albertin bem pròximo de onde moro, em Ferrara. Nao demorei muito e logo me inscrevi para ter a oportunidade de passar uma tarde na associaçao e entender melhor sobre o modo de respeitarmos e "escutarmos" a vontade dos cavalos. 

Conheci pessoas maravilhosas, de verdade, gente calorosa e cheio de sentimentos. Muita psicologia envolvida e muito ensinamento para passar. Foi um momento de grande aprendizado e saì de là cheia de informaçoes e com o coraçao preenchido de amor. 

Conversamos por mais de 3 horas, nao sei o que houve aquele dia , mas falei tanto, perguntei tanto, conversamos tanto , e como se nos conhecessemos hà tempos! Infelizmente estava tao envolvida na nossa roda de bate papo que esqueci completamente de tirar a maquina da bolsa! 

Mas, ao fim do nosso encontro registrei cenas aonde as crianças tiveram alguns contatos com os cavalos e convido voces a clicar no play para ver que lindo dia passamos juntos!


Recomendo a todos os interessados em visitar o site https://www.horsemankind.it/ para maiores detalhes, vale muito a pena divulgarmos o novo modo de termos um contato direto , de amizade e respeito, com nossos amigos cavalos! Esse mundo è maravilhoso e, mais ainda, quando conhecemos novas teorias e pràticas do bem!

Abaixo o video de apresentaçao de Sergio Albertin:


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Dica de hospedagem em Toscana: B&B Gli Aristogatti e Agriturismo Tenuta di Ghizzano

Tivemos a oportunidade de ficarmos hospedados no B&B Gli Aristogatti e conhecemos também alguns dos grandes casaroes para alugar do Agriturismo Tenuta di Ghizzano, em Toscana, durante o inìcio do mes de junho/2015 e, naturalmente, venho dividir com voces meu ponto de vista sobre o local e serviços.


 Para quem nao se localizou, Ghizzano é um pequeno vilarejo pròximo 30 minutos da cidade de Pisa e também de San Gimignano, da qual  jà falei aqui no blog. 

Entao, jà partindo da sua localizaçao, a nota é 1000. De um lado voce tem uma grande cidade procurada por muitos turistas, do outro lado temos cidades medievais e, nao muito longe dali temos a praia! 

Para quem nao quer luxo e sim comodidade, vai gostar de ficar hospedado no B&B Gli Aristogatti. 
Além de voce ter liberdade e sentir-se na sua pròpria casa, com cozinha e aparelhos eletrodomèsticos à sua disposiçao, ainda terà companhia no café da manha servido pela pròpria proprietària do local, Francesca Pesciolini.

No B&B existem 3 quartos com banheiros para voce se hospedar e ter privacidade total. E, caso voce và com mais amigos e familiares, eles poderao ficar no quarto ao lado do seu ;) 



Para quem procura comodidade mas um toque de luxo e antiguidade, irà se apaixonar ao colocar os pés dentro de um dos casaroes que pertencem a familia Pesciolini. Sao antigos "casales", como chamam aqui na Italia: casas que datam mais de 100 anos e possuem valor històrico e muito luxo.

Sendo espaçosas, possuem diversos quartos, sempre com cozinhas equipadas e grandes jardins. Sem contar a paisagem natural, livre de barulhos da grande cidade e ainda uma piscina para se refrescar no final da tarde, caso voce decida ir neste periodo de alto verao!


A Tenuta di Ghizzano é também muito conhecida pelos seus vinhedos e sua produçao de vinhos, com participaçoes em diversas feiras nacionais e internacionais. Da cultivaçao faz parte também o azeite de oliva da Tenuta di Ghizzano e se voce quiser saber maiores detalhes poderà visitar o site, clique AQUI 

Mas o toque especial està no "Jardim à Italiana", passado de geraçao a geraçao e hoje cuidado por uma das filhas do sr. Pesciolini, Francesca Pesciolini, proprietària também do B&B Gli Aristogatti.


Ao conversarmos ela me contou das lembranças de sua infancia, correndo entre os arbustos e gigantes pinhos do jardim, brincando de *"pà" com seus amiguinhos e do valor incondicional que o jardim possui para ela e por quem passa por ali. 

Hoje com o seu trabalho e desempenho o jardim està renascendo e estao surgindo amostras de arte, encontros e inclusive casamentos entre àrvores e pàssaros!! Nao percam no video o nosso bate papo para saberem maiores detalhes!! E se tiverem curiosidades podem também visitar o site do jardim AQUI.

Para fechar com chave de ouro, tivemos uma experiencia ùnica nos hospedando là: Fizemos o "Natural Watching", ou seja , pudemos observar os animais selvagens na natureza e, entre eles, vimos até veados saltando pra là e pra cà em meio aos campos toscanos!!! Uma experiencia ùnica e que jamais esquecerei!!!! Aconselho a todos se um dia tiverem essa oportunidade, façam pois é emocionante!!


Convido a quem està procurando acomodaçao na Toscana em assistir ao primeiro video aonde mostro o local e os comodos do B&B Gli Aristogatti e também um dos casaroes do Agriturismo Tenuta di Ghizzano pois visualizando a gente tem uma melhor idéia do ambiente e do espaço que espera por nòs na nossa sonhada viagem, nao é verdade?!

ASSISTAM AO VIDEO E ANOTEM O ENDEREçO :



PS. Este nao è um publipost a pagamento. Fui contatada pela Sra. Francesca para me hospedar com minha famìlia em uma de suas estruturas a fim de divulgar a sua propriedade. Tudo o que foi falado no texto e mostrado em video foi experiencia minha pessoal, sem invençoes ou exageraçoes. 

*"Pà" :  Brincadeira entre duas equipes escondidas , aonde o integrante que encontrasse um integrante da equipe inimiga, grita "pà" para dizer que achou e assim ganhar pontuaçao. hehe. 



Piquenique na Italia!


Me lembro de quando ainda morava no Brasil, que toda vez que assistia a um filme americano com aquelas cenas de piquenique em grandes campos verdes, algumas vezes em frente a grandes lagos ou atè em campos universitàrios, pensava o porque em nosso paìs nao tìnhamos essa cultura , simples , pois é muito simples voce preparar uma sacola com paezinhos e frutas para comer ao ar livre , e tao convidativa. 



A idéia de piquenique estava bem longe da minha realidade de garota da cidade. Atè vir morar na Italia e perceber o quanto é fàcil termos essa oportunidade para compartilharmos em famìlia e com amigos.
Espero que em outras partes do Brasil que eu nao conheça, exista esse costume, pois aonde eu morava, Santos, nem pisar na grama podemos, imagina que uma vez minha amiga estendeu um paninho no jardim da praia para trocar a fralda de sua filha e, aconselharam ela a tira-la rapidamente dali, visto que nao era higienico e atè poderia ter veneno para ratos!

Mas, o post de hoje è para compartilhar essa idéia e quem sabe empurrar esse costume para o nosso paìs, que vive quase todos os meses do ano com o sol a todo vapor e lindas jornadas a céu aberto! 

Para um piquenique voce precisa de poucos itens, e quase todos temos sempre nas nossas geladeiras e dispensas: 

- Paes;
- Salgados;
- Mini pizza;
- Batatinhas e salgadinhos de pacote;
- Frutas;
- Doces feito em casa;
- Biscoitos;
e se voce pretende almoçar vale receitas como:
- arroz frio;
- salada de pepino ou o que vier à cabeça entre outros bem refrescantes!

Sucos, refri, àgua, chà gelado! Tem quem leve garrafa térmica para um cafezinho! 

Copinhos e pratinhos, guardanapos e claro, uma toalha ou lençol velho para estender no chao! Và de meias se nao quiser ficar com os pés de fora na frente das pessoas. 

Uma troca de roupas para as crianças que irao correr e suar brincando, hehe. 

Maquina fotogràfica e ... muitas risadas!

Nosso piquenique com nossos amigos voce pode assistir aqui:


domingo, 7 de junho de 2015

Garda com os amigos italianos!

Feriadao é bom por isso: diversidade de passeios com amigos e muitos dias de sol! 

Vamos ver como foi o nosso inìcio de feriado aqui na Italia?!!?



sábado, 6 de junho de 2015

Borghetto deve ser visitado por voce! Dicas de passeio na Italia

Jà conferiram Borghetto aqui no blog?! Corre là, basta clicar AQUI !

E hoje tem repeteco para os novos leitores do blog , espero muito que gostem do passeio e acrescentem na lista de locais a visitar quando vierem à Italia!



sexta-feira, 5 de junho de 2015

Um dia comigo!

Sei que muitos de voces gostam de saber como sao os meus dias aqui. Escolhi um dia tranquilissimo , sem muitos compromissos para voces verem que , dentro ou fora do Brasil, temos nossas obrigaçoes e momentos relax igualmente. 

Gosto muito de fazer vlogs assim e vejo que o retorno é positivo, se gostarem do estilo de vlog, deem um "joinha" para que eu faça mais videos desse tipo! 

Beijokas!



quinta-feira, 4 de junho de 2015

Show do AC/DC na Áustria.

Olà amigos leitores!

Hoje trago no "Espaço do Leitor" um relato emocionante escrito pela Carol, do blog: "Carol Brasil/ Hungria". Quem nao a conhece corra là no blog dela para se apaixonar pelo seu modo de escrever e, o mais legal que o primeiro livro da Carol acabou de ser lançado, aonde ela conta a història, super romantica, de como conheceu o seu marido hùngaro, Zsombor!


Para quem acompanha o Mix pelo Mundo irà lembrar que os recebemos aqui na Italia e fizemos um passeio maravilhoso! 

Mas vamos logo para o texto que vai deixar voce entusiasmado para programar logo a sua ida ao show da sua banda preferida!!!

* O texto é original, escrito pela pròpria Carol, e nao foi modificado em nada por mim.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Faz um tempo que esperamos por esse show, principalmente meu marido, que sempre foi fã da banda. Da última vez que eles se apresentaram para esses lados, nós estávamos no Brasil e ao voltar para Hungria, eles se apresentaram no Brasil... Total desencontro, parecia que não queria dar certo.

No entanto, pouco antes do último natal, eu li que eles estariam na Áustria, não muito longe de onde moramos, e decidi dar de presente para o maridão. E que presente!

O show seria na cidade de Zeltweg, onde se encontra o Red Bull Ring, o autódromo onde acontecem corridas de fórmula 1 na Áustria. Nós arrumamos para ir 1 dia antes do show e ficarmos no camping montado para o evento, que se localizava bem entre o autódromo e o local do show. Ter escolhido ficar no camping foi a melhor decisão dos últimos tempos... Foi incrível!


Chegamos, no dia que antecedia o evento, e o clima de show já tomava todo ambiente. As pessoas montando acampamento e escutando AC/DC a todo volume, brincando, rindo... bebendo (bem, faz parte ver gente bêbada nesse tipo de evento). A adrenalina subiu e parecia que o evento estava tendo início. Vimos o pôr do sol entre as montanhas e a paisagem era maravilhosa! O local é um vale, rodeado por montanhas, de um verde vivo que fazia lembrar uma pintura, não parecia real, cores muito vivas. Montamos nossa barraca, tomamos uma cervejinha pra encerrar o dia e curtir o clima, demos uma volta perto do palco, que estava sendo testado, e depois, quando veio o cansaço, tentamos dormir meio a festa constante que acontecia. Não preciso dizer que não foi um sono tranquilo, pois a música tocou até as seis da manhã, mas a energia era tão boa e a expectativa era tamanha, que isso só fez parte das boas lembranças.

Dia do show. Acordamos rodeados de nuvens entre as montanhas e um sol sobre o acampamento. Montamos nossa mesinha e tomamos o café da manhã num cenário idílico. Que sensação confortante!


O acampamento permanecia em silêncio agora e saímos para uma caminhada no autódromo. 


Descobrimos que no dia seguinte haveria uma corrida de caminhões e andamos entre os veículos, tirando fotos. Dá pra acreditar que estava tudo aberto e pudemos até tocar nas máquinas? Tomamos um cappuccino delicioso na cafeteria do autódromo - mais fotos - e voltamos para nosso humilde almoço de enlatados, que, por sinal, estava muito gostoso.


Depois do almoço chegaram nossos amigos e notamos que pessoas começavam a chegar aos montes, era uma fila indiana que não tinha fim. Horas de pessoas andando para dentro do local do show. Entramos nessa também, rumo ao momento esperado, numa animação de criança em dia de natal.

Com certa dificuldade, achamos um lugar relativamente perto, mas “tranquilo” para se ficar. Entre 105.000 pessoas, ficar lá perto do palco era impossível se quiséssemos sair ilesos. Empurra, empurra, gente tentando pegar o lugar, gente pisando no pé... Pensa que desanimamos? Que nada! Show é assim mesmo e estávamos animadíssimos pelo que vinha! O cenário continuava maravilhoso: um show entre as montanhas... Inacreditável! Para um fã de rock, era o paraíso!


Sendo eu uma baixinha, não posso deixar de citar que fiquei muito feliz quando me percebi entre outras baixinhas. É uma grande sorte se não topamos com uma pessoa que parece um muro num show! Coitados dos que estavam atrás do meu marido, de 2 metros de altura... 

O som começou e a apresentação passava no telão, a adrenalina subia e as notas de guitarra arrancaram um grito uníssono da plateia. Uma explosão de energia e felicidade entre os que presenciavam. Pensei: que incrível deve ser causar tamanha alegria em tanta gente com um simples acorde!

Ao meu lado, uma das baixinhas, boquiaberta, quase chorando por, provavelmente, ter esperado tanto para ter esse momento. Quase chorei de olhar pra ela. Era tanta gente emocionada, tanta gente feliz, animada! Que energia boa estar num lugar assim, recarrega no mesmo instante!

O show foi incrível, curtimos cada música, em algumas o meu marido me colocou nos ombros pra assistir minhas preferidas, como “Hells Bells” e “Back in Black”. Ao final, morrendo de sede, cansados, mas renovados, voltamos para o acampamento onde todos curtiam a felicidade pós-show. Meu marido parecia uma criança com o brinquedo novo, de olhos brilhantes e sorriso constante. Meio a animação ele me abraçou e disse:

- Obrigada pelo presente, meu amor! Adoro passar por esses momentos com você!


E foi assim que essa aventura ficou na minha lembrança: mais um momento que passamos juntos, curtindo cada segundo, cada acontecimento... rindo dos desconfortos, aproveitando as novidades, com olhos abertos para a beleza a nossa volta. A vida é muito curta pra perder momentos assim ou não perceber que a noite desconfortável significava alegria, que a comida enlatada tinha a tradução de aventura e que tudo junto, do jeitinho que foi, era sinal de perfeição.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia das maes na Italia!

Video do nosso domingo de dia das maes. 

Bem tranquilo, em familia, como imagino tenha sido com a maioria de voces, né?! Nòs aproveitamos para prestigiar a amostra de escultura do bisnonno de Matteo. Vem com a gente conhecer um pouco mais do escultor Enzo Nenci e nosso dia de domingo!