quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Milao - Dia de votaçao!!

Desde que mudei para cà fiquei como muitos brasileiros: doidinha com tantas informaçoes de documentaçao, seja de residencia, de casamento, de saùde, cidadania, passaporte e enfim, de titulo eleitoral. 'E tanta informaçao junta e misturada que pensamos em fazer tudo de forma correta para estar nas conformidades da lei.


Essa foi uma das coisas que fiz e, quase quase, me arrependo: transferencia do titulo eleitoral. Por que? Porque se eu nao tivesse feito poderia pedir a um parente no Brasil justificar ou pagar a multa na minha cidade e fim de papo. 

Nao é que, transferindo o titulo voce nao possa justificar, até pode, mas eu fico insegura em confiar no serviço, afinal, temos que mandar uma carta para um endereço de Brasilia e com a prova do motivo, obviamente, que lhe impediu de ir a sua sede votar. Mas às vezes os motivos nao tem necessariamente uma "prova", nao é mesmo? Uma enxaqueca, um filho com febre, preguiça ou mesmo o GASTO que é fazer praticamente 3 horas de carro para chegar, no meu caso, a Milao! 

Sim, aqui os locais para os brasileiros votarem sao somente dois: Milao ou Roma. Quem mora mais ao norte, Milao. Quem mora do centro para o sul da Italia, Roma. 

Ok, vamos olhar pelo lado positivo da coisa: Passear em Milao é sempre bom, nao é verdade? Entao, quem tà na chuva é para se molhar e por isso, nos programamos para fazer um tour por là, vem com a gente?!  

Ok...isso nao quer dizer que o voto poderia ser liberal e nao obrigatòrio, certo? Mais democracia, por favor. 

Enquanto isso, vem passear em Milao...ruas da moda, da cultura, do cafezinhos em mesinhas... do Duomo e dos palàcios antigos!!


Nenhum comentário: