Google imagens |
Jà escrevi sobre esse assunto no meu antigo blog, mas muitas pessoas tem me perguntando sobre esse assunto entao repasso algumas informaçoes nesse post.
Primeira informaçao importante: por enquanto o Brasil e a Italia nao tem acordos para que a carteira de habilitaçao brasileira possa ter valores na Italia.
Caso voce venha a passeio para a Italia, ou Europa em geral, pode adquirir a carteira de motorista internacional com o Detran da sua cidade. Caso voce venha para morar na Italia, essa carteira terà uma validade de 1 ano.
Entao, se voce quer ter autonomia e dirigir, terà que fazer o exame de auto escola como todos os cidadaos nao patenteados aqui na Italia.
Nao vou iludir ninguém, esse caminho pode ser duro e longo. Mas, sem generalizar, sempre tem quem faça tudo de primeira e sem maiores problemas. Tudo vai depender do seu grau de conhecimento na direçao, e claro, tempo para estudar regras que podem muitas vezes serem completamente diferentes daquelas que estamos acostumados no nosso pròprio paìs.
Pessoalmente, uma das coisas de que fiquei preocupada inicialmente era o fato de jà saber dirigir hà alguns anos. E por que? Porque quando jà dirigimos pegamos alguns "vicios" dificeis de largar. Seja apoiar a mao no cambio de marcha, folgar o pé , colocar cotovelos para fora da janela..coisas bobas, mas que durante um exame podem ser decisivos para voce ser ou nao aprovado.
Demorei 4 anos para ir atràs da auto escola aqui na Italia.E assim que fui me informar percebi que entre algumas opçoes de aprendizagem através dos livros e na hora do exame, a lingua portuguesa nao estava inclusa. Ou seja, teria que aprender regras em italiano.
A carteira de motorista é sinonimo de autonomia, liberdade e necessidade hoje em dia para qualquer cidadao, principalmente depois que voce tem um filho, nao é mesmo? Entao, maos a obra.
Tem duas opçoes: voce pode acompanhar as aulas na pròpria auto escola ou, adquirir o material e estudar sozinho em casa. Eu preferi ter aulas teòricas na auto escola. Frenquentava de 2 a 3x na semana, estudava demais pois o livro tem um total de 300 paginas , imagine tudo isso em italiano. Me dediquei muito. E nao foi fàcil pois meu filho ,na época, tinha aproximadamente 2 anos de idade, corria ao meu redor e exigia atençao enquanto estudava, entao, escolher frequentar as aulas me ajudou muito na concetraçao e preparaçao para o exame. Em casa estudava quando todos dormiam.
Em meados de maio fiz o exame de teoria e passei de primeira! Fiquei entusiasmada pois eu nao acreditava que realmente conseguiria de primeira, afinal, para fazer exame eu deveria ter estudado cada um dos exercicios: mais de 2.000 mil ,os quais foram totalmente feitos por mim. Era o unico modo para que eu me sentisse pronta para enfrentar o exame teorico. A cada pergunta 3 respostas e para todas voce deve sinalizar com verdadeiro ou falso. Nao é que sò 1 é verdadeira e o resto é falso...podem ter 3 verdadeiras, 3 falsas ou tudo misturado!
Para voce realizar tarefas em casa também existem sites, comunidades, de quem està na mesma situaçao que voce, com testes e resultados na hora.
Caso voce nao tenha computador, na pròpria auto escola voce tem salas com computadores a sua disposiçao para simulaçao de testes teoricos.
Apòs o resultado do exame teorico ser positivo fui correndo marcar minhas primeiras aulas pràticas. E, ali, senti dificuldades, apesar de ter dirigido diariamente no Brasil por tantos anos, jà eram 4 anos que eu nao pegava no carro(sò quando ia de férias ao Brasil) e meu instrutor precisou me recordar vàrias regras bàsicas que eu simplesmente ignorava, como por exemplo nao cruzar os braços na direçao na hora de uma curva. Por isso preferi fazer muitas aulas. Eu tinha tempo e poderia me dedicar assim a pràtica.
Assim que voce entra na auto escola eles te fornecem um documento chamado FOGLIO ROSA. 'E uma carta cor de rosa. Nele està a autorizaçao de que voce poderà dirigir durante o periodo que està tirando a carteira de motorista; desde que ao seu lado, no banco passageiro, esteja sentado uma pessoa que possua habilitaçao e nao tenha tido a carteira retirada. Voce recebe também um adesivo , tamanho A4, para colar no vidro traseiro do seu carro, com a letra "P". Assim, os motoristas que estarao atràs de voce, quando voce estiver treinando nas ruas de sua cidade, saberao que voce guia devagar(ou nao é tao bom no volante, rsrs) devido a sua inexperiencia :)
O lado positivo da "patente di guida" italiana, é que ela é vàlida em todo o territorio da Uniao Européia.
Espero que esse post tenha sido ùtil à alguém e qualquer duvida estou a disposiçao!
Boa sorte!
Um comentário:
Legal, Daphne. Achei seu blog no facebook :)
Tirei a minha carteira não tem um mês ainda. Também tive dificuldades com a prática, mas ainda bem que passei de primeira!
Vou adicionar seu blogna minha lista.
Beijos
Postar um comentário