sábado, 7 de setembro de 2013

Festa Medieval!

Todos os eventos històricos nos transportam para um mundo que desconhecemos pessoalmente. 

A festa medieval, quando é feita com tantos detalhes e pensando nas crianças, apresentando o mundo històrico de forma ligeira e criativa é ainda mais fascinante!

Eu jà conhecia esse tipo de evento, inclusive existem alguns aonde a pròpria cidadezinha se "veste" em bandeiras representando velhas batalhas.

Mas, como essa que estarei apresentando à voces, no video abaixo, ainda nao havia me emocionado. 

Foi elaborada na Corte da familia real dos Gonzaga, em Volta Mantovana. Assim, ao chegar, voce jà entra no clima dos tempos medievais. 

Um grupo de artistas de rua apresentaram teatro, lutas e brincadeiras todas pensadas nas crianças e, nòs , adultos, entramos de bico nessa màgica aventura em uma espécie de floresta encantada, que na verdade eram os jardins do Palàcio Real!

A entrada, gratuita, é toda decorada em bandeiras , barracas e vestimentas. O anùncio encontrei por acaso em um jornal local via internet! 

Comes e bebes para uma pessoa pode variar entre 5 a 15 euros, com um ou mais tipos de pratos. Todos, tipicos da regiao.

Para as brincadeiras voce pode oferecer uma espécie de gorjeta ao artista, assim incentivamos mais eventos bem feitos como este que voces conhecerao agora!

Divirtam-se, eu adorei! Para assistir ao video, clique AQUI

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

As oliveiras e seu bem mais precioso: Olio d'Oliva!

Azeite: A gordura mais saudàvel que existe!


O outono està dando as caras por aqui e logo vem em mente a "olivagione", que nada mais é do que o nome dado ao periodo de colheita das olivas(azeitona em italiano), em algumas regioes pode prolongar até o final do inverno!

A azeitona é de origem mediterranea , mas nos dias de hoje ela vem produzida em praticamente toda a Italia. 

O azeite é produzido nao somente para o setor alimentìcio mas tambèm como medicina alternativa, seja como laxante ou terapeutico. Inclusive para desinfetar feridas e abaixar a febre! Uma outra curiosidade é que o caroço da azeitona vem queimado e transformado em fonte de energia aquecendo ambiente e àgua em diversas habitaçoes na Espanha!

Dependendo do método como vem amadurecida a azeitona, ela darà um tipo especifico de Olio d'oliva(azeite). Abaixo alguns exemplos:

Queda espontanea:
Economicamente tem a sua vantagem, uma vez que nao precisa de maquinàrios para o mesmo. 
O lado negativo é que como todos os frutos ela cai da àrvore quando jà é muito madura e a qualidade de seu òleo, seja por poucos nutrientes ou o elevado nivel de acidez da mesma, abaixa em relaçao aos outros tipos de colheita, visto que quanto mais baixo o ìndice de acidez melhor é o sabor do azeite. 

Ganchos
Praticamente sao formados por dentes e passam pelos ramos das àrvores como se fosse um pente e isso pode acabar prejudicando as folhas das oliveiras. Abaixo da àrvore sao colocadas tendas em forma de recolher as azeitonas que estarao caindo das mesmas. Um modo pràtico e nao prejudicial. 

Braços Mecanicos 
Como o pròprio nome diz, esses "braços" abraçam o caule da àrvore e vao favorecendo a queda espontanea das azeitonas. Nao afeta a estrutura da àrvore, apesar da tensao que sofre com esse movimento. Existem alguns maquinarios desse tipo com maior ou menor potencia. E alguns sao providos de "sugadores" de azeitonas, que ao se destacar da àrvore fazem voos distantes, nao perdendo nenhuma azeitona que caìa fora da colheita. 

Existem mais alguns tipos de mecanismo criados pelo homem, cada um com sua vantagem e desvantagem. Dependendo de como serà utilizado influencerà na qualidade do azeite. 

Ao comprar uma garrafa de azeite devemos dar atençao ao preço e ao que vem escrito na etiqueta. Quanto mais baixo o valor de acidez maior a qualidade do produto.

Hum...depois de ler esse texto quem nao ficou com vontade de temperar a salada com um bom olio d'oliva?! Coisas d'Italia!