Retornei là pela segunda vez em 2011. O Santuàrio é localizado no alto de um morro e mesmo nas cidadezinhas que o antecedem conseguimos jà sentir o clima diferente, existe uma brisa que acalma e as pessoas sao quase fraternas umas com as outras.
Matteo bebendo àgua natural da montanha, embaixo da grande cruz. (I) |
Ao chegar de carro estacionamos pròximo à entrada da peregrinaçao e nao fazemos idéia do que estamos para conhecer pois logo ali encontramos um barzinho e alguns turistas. Na verdade, ao entrarmos nesse longo caminho, uma estrada sem asfalto, feita de terra, em meio a arvores antigas e altas, existe um silencio que nos arrodeia e até mesmo as crianças ficam mais serenas.
Chiusi della Verna foi o local aonde Sao Francisco estava de passagem quando ouviu dizer sobre uma festa no Castelo de Sao Leo e pensou ser a ocasiao justa para conhecer pessoas e difundir o evangelho do amor. Em uma praça iniciou, junto ao Frate Leone, a espalhar seu conhecimento de fraternidade e bondade um com os outros.
Eu com Matteo em 2008 |
Matteo bebendo àgua natural da montanha, embaixo da grande cruz. (II) |
Por esse motivo La Verna é um dos lugares mais sagrados do mundo, um lugar de fé e devoçoes à Sao Francisco.
O Santuàrio se transformou nao sò em um local sagrado mas também mistico e cheio de espiritualidade através da arquitetura mas, principalmente, na minha opiniao, pela natureza que o envolve em seu complexo!
Do alto desse morro temos uma vista maravilhosa e uma praça bem espaçosa que ainda mantém um antigo poço d'agua. Por curiosidade, pròximo à esse poço eu me sentei com o Matteo na primeira vez que estivemos là, quando ele ainda havia 5 meses de vida e dei o almoço em meio àquela mistura de paz e turistas com maquinas fotograficas por todo lado, quando, de repente, um frade parou e observou a cena: la mamma que dava comida ao seu rebento; se aproximou e nos abençoou.
3 anos depois... |
Existem caminhos por toda a parte aonde podemos estar com nòs mesmos e em um deles encontrei uma pequena capela, quase escondida atràs de uma porta com uma oraçao de abençao.Entrei com meu filho nos braços pois ainda era um bebe e acendi uma vela em nome de toda a familia. Tres anos depois retornamos e meu marido entrou com meu filho de maos dadas e explicou da importancia sobre aquele local.
Matteo aos 5 meses |
No complexo existe um famoso corredor de afrescos que contam a història de Sao Francisco e todas as passagens da sua vida, chama-se "Corridoio delle Stimmate". Stimmate sao estigmas e Sao Francisco as recebeu milagrosamente antes de morrer ,nas suas maos, pés e costelas.
Nao é simples através de um texto descrever a maravilha e a paz de La Verna, somente vivendo essa experiencia podemos nos dar conta de como é especial.
Analuisa aos 5 meses |
Depois de visitar Chiusi della Verna, em 2008, partimos rumo à Assisi, cidade natal de San Francesco, fica para o pròximo post, aguardem!
5 comentários:
Daph, mt bacana toda essa lembrança de vários momentos diversos no mesmo local.
O blog ta ficando mt bacana! parabéns
bjss
Oi Dani, que bom saber que està agradando quem passa por aqui!
Realmente esse local é muito especial e vale a pena retornar para sentir aquela paz que encontramos por là!
bjs!
Adorei as fotos do vilarejo! Nos passa realmente uma sensação de muita paz!!!
Parece ser mesmo uma delicia de lugar!! Adorei o Blog. Bjus
Obrigada Déia! Realmente é um lugar que vale a pena conhecer , tem uma energia muito boa!
Bjs!
Postar um comentário