Janeiro -2006 |
San Gimignano, particularmente, é muito especial para mim. Foi o primeiro passeio que fiz com meu, na ocasiao ainda um flerte, marido. Foi enriquecedor conhecer de perto uma cidade medieval. Além do romantismo estar no ar, nòs estàvamos em companhia dos ainda noivos: Cesare, primo de meu marido e Mara, também brasileira como eu! Imaginem se nao nos divertimos e aproveitamos cada dia de passeio por là! Aliàs, passamos a passagem de ano na grande praça central, com direito a banda de rock -cantamos eu e a Mara no palco!!!- e muita neve, uma novidade para mim, que acabara de chegar à terra Européia!
Brindando a passagem de 2005/2006 |
Uma das coisas que mais encanta em San Gimignano sao os muros de proteçao da cidade antiga. Além de serem enormes estao bem mantidos, fechando os olhos voce consegue quase escutar o barulho dos guerreiros e sua gente.
Os Etruscos eram uma populaçao da zona de Toscana, ninguem sabe ao certo a sua verdadeira origem, viveram antes da època Romana. Foram praticamente os primeiros a criar as primeiras aldeias toscanas, mas muito evoluida, construidas com pedras e muito ricos culturalmente para a època. Tanto que os romanos ocuparam as cidades etruscas integrando-se com os etruscos e nao destruindo o que foi construido por eles. Eram fisicamente baixos e por isso em muitas regioes aonde eles habitaram é normal ver casas com portas tao baixas.
A Italia é rica na història e consequentemente o paìs vive também do turismo històrico, por isso a importancia de manter viva nao sò as tradiçoes mas coisas materiais que mesmo com o passar dos anos estao presentes no dia a dia da vida moderna.
Matteo encantado com o senhor que tocava sanfona! |
O gostoso desse passeio é que as crianças participam bastante; por exemplo: em museus com armaduras de guerreiros ou, como na foto abaixo: em que passamos apenas na frente do museu da tortura e meu filho que na época tinha apenas 3 anos e meio ficou encantado e também receioso com o que via: objetos usados para torturar quem cometia infraçoes.
Matteo na porta do Museu da Tortura |
Outra curiosidade sao as 14 torres medievais presentes ainda em San Gimignano, no total, ao seu tempo, eram 72 torres.Alguns brincam dizendo ser a "Manhatan do Medieval".
Na praça Duomo encontramos o Palàcio del Podestà com a torre nominada "La Rognose".
Retornei mais duas vezes à San Gimignano e devo dizer que dessa ultima vez vivi ainda melhor a cidade. Acredito que agora com mais conhecimento sobre o local me emociono ainda mais com cada construçao e obra de arte que encontro em frente à mim.
Para quem é apaixonado por història ou para quem quer conhecer a fundo a Italia eu recomendo nao sò San Gimignano mas os seus arredores também. Roma é linda mas é uma parada obrigatòria. Na minha opiniao as pequenas cidades sao verdadeiros tesouros da naçao.
Foto retirada do google imagens |
Foto retirada do google imagens |
Aonde eu me hospedei:
Em 2006: Hotel Sovestro - 3 estrelas. Boa infra estrutura e pessoal disponìvel. Fomos no inverno mas possui 2 piscinas e cada apartamento tem a propria janela/porta para uma terraça privada. Café da manha incluso e òtimo restaurante.
Em 2011: Hotel Monti - 3 estrelas. Reservamos através da internet e pelas imagens pensàvamos ser mais modernizado mas nao deixou à desejar principalmente pelo òtimo atendimento familiar do hotel. Café da manha incluso e com vàrias opçoes de salgados e doces caseiros. Piscina que usufruimos todos os dias apòs os passeios. Localizado na provincia de Pistoia. Escolhemos este hotel por ser pròximo também a cidade de Leonardo Da Vinci e arredores, visto que querìamos visitar essas demais cidades toscanas.
Aonde comemos :
Ristorante Da Pode - A poucos metros do Hotel Sovestro - Linda paisagem e ambiente tranquilo. Decoraçao rùstica internamente. Aconchegante e come-se muito bem.
Bares e restaurantes espalhados pela praça Duomo também fizeram parte do nosso tour gastronomico. Algumas vezes, no verao, ficam a desejar o atendimento lento devido às mesas todas lotadas. Mas com a paisagem ao redor o tempo passa ràpido e logo o aperitivo chega para apreciar toda a beleza de San Gimignano.
O que aconselho: Visitar o Museo di San Gimignano 1300, aonde està reproduzida a cidade de San Gimignano na sua origem natal entre os seculos XIII e XIV.
Preços atualizados em 2012: 5 euros adulto / 3 euros crianças.
O que acharam de San Gimignano?Jà conheciam? Deixe seu comentàrio para trocarmos idéias!
5 comentários:
ei vc esqueceu de falar do restaurante a aventura que vivemos com nossos maridos kkkkkkkkk
Que lindo local!!Nao conhecia nem de nome, to adorando seguir seu blog, parabéns!
Duda
Contine seguindo Duda e se quiser dividir um passeio ou viagem que tenha marcado sua vida com a gente, basta mandar seu texto para nosso email!
Mara do céu!!! O seu comentàrio estava na caixa de SPAM!!!! Sò vi hoje, dois anos depois, acredite se quiser, kkkkkkk. Pois é , lembra a nossa bagunça, alèm do restaurante rsssss a gente cantando no palco!!!! hahahaha temos que fazer novamente!!!!
beijo grande, fiquei muito feliz em ver seu comentario aqui, apesar de ter demorado dois anos pra responder kkkkk
Postar um comentário