Foto Goggle |
Que o café teve seu "boom" inicial no Brasil, jà sabemos. Mas hoje quero falar sobre uma das grandes paixoes dos italianos: um café forte, de sabor marcante, o café expresso.
Tudo começou quando Angelo Moriondo inventou a primeira maquina automatica para café. Esse homem, que viveu entre 800 e 900, era responsavel por hotéis e restaurantes, e justamente por isso lhe veio a idéia de criar uma maquina que agilisasse no tratamento aos clientes.
Praticamente a maquina compreendeva uma forte pressao de àgua fervente que atravessando o filtro de café em pò resultava em um café super concentrado e veloz no seu tempo de espera.
Depois dessa experiencia outros inventores colocaram a mao na massa e foram melhorando o sistema mecanico da tao conhecida maquina de café expresso.
Uma curiosidade quando cheguei na Italia era o de entrar em um bar, pagar pelo café um preço de 1.50 Euro e ver que a quantidade dentro da minha tacinha era de menos da metade! Isso nao entra na minha cabeça e na de muitos brasileiros que adoram o bom cafezinho mas, na hora de servir-se encontram uma quantidade quase escarssa, isso devido ao café ser muito forte, concentrado, hehe.
E voce, ja chegou em algum paìs e se surpreendeu com algo completamente fora do seu habitual, ao ponto de se perguntar "o que isso quer dizer?" rsrs.