quinta-feira, 30 de maio de 2013

Monte Conero


'E um parque natural que se encontra em Marche, no centro da Italia, pròximo a Ancona. 'E uma zona montanhosa que vai costeando o mar Adriàtico. A caracterìstica mais marcante é a altura do penhasco muito inclinado, alto 570mts.


Para chegar ao mar é preciso fazer uma trilha estreita construìda em meio às rochas equipada com cordas de aço nas laterais para que possamos escalà-las nos momentos mais dificeis. Tiveram curvas que nao consegui enfrentà-las e que depois descobri que sao escaladas livres.


Ao inìcio, nem sonhàvamos como seria là no final!!

O mar tem uma cor maravilhosa e a praia é feita de pedrinhas brancas. Tem quem nao goste pois incomoda ao caminhar ou deitar-se, eu acho o màximo da beleza natural! Litoral como esse por enquanto eu sò vi na Ilha d'Elba e Liguria. 



Paradinha para relaxar!

Fomos na primavera e os campos floridos pareciam coisa de filme! Imensos e com tantos tipos de flores!




Monte Conero é muito arborizado e selvagem, a cançao que mais escutamos sao as dos pàssaros! Os animais vivem livremente nos bosques, como por exemplo o Javali, e eu vi um de pertinho, que medo!


O nome Monte Conero vem do grego e significa o nome de uma àrvore muito alta e comum nas regioes do mediterraneo e que produz frutos deliciosos, pois a vegetaçao de Conero é tipicamente mediterranea. Uma curiosidade que soubemos através de um dos habitantes é que é conhecido como o cotovelo da Italia!


Ficamos em um òtimo hotel, localizado pròximo a cidadezinha de Sirolo, e que é considerada a "pérola do adriàtico" pois està entre o verde do monte e o azul do mar, uma paisagem de tirar o folego!



Depois de girar bem por toda essa regiao, aproveitamos para visitar as grutas de Frasassi, algo inesquecìvel e de dificil descriçao. Infelizmente nos proibiram de fotografar pois nos falaram que o flash da maquina fotogràfica poderia danificar as formaçoes calcàrias das grutas. Consegui fazer apenas uma foto. Sao excurssoes guiadas em grupos de 10 a 20 pessoas. Uma sensaçao maravilhosa abrir a mente ao novo, àquilo que até entao conhecemos somente através de livros. Ver de perto a natureza é maravilhoso!

Muitas gotas faziam presença nas formaçoes calcàrias

Fica a dica para quem vem à Italia e quer sair do velho roteiro conhecido por todos, vale a pena!

Nesse perìodo ainda nao havia a carteira de motorista italiana,
sò arriscava dirigir em locais assim, isolados em meio à natureza!

domingo, 5 de maio de 2013

Salzburg


No retorno de Viena à Italia paramos por um dia em Salzburg. Inicialmente a intençao era encontrar uma amiga "internacional" mas no fim das contas nosso encontro nao deu certo. 


Como nada é por acaso, foi mais do que vàlido conhecer essa linda cidade com arquitetura barroca. A paisagem é fascinante com os alpes no fundo e a cidade à beira do rio "Salzach"(nao sou certa quanto ao nome, se alguém souber e quiser me corrigir ou confirmar ficarei grata!), parece um cartao postal!


A cidade é também famosa por ter sido o local de nascimento de Mozart, e para os turistas ainda tem as casas de Mozart para apreciar! 


Os famosos cadeados do amor!

Salzburg tem um lindo Zoo para quem està com crianças, nòs nao tìnhamos tempo para visità-lo pois estàvamos sò de passagem, ficarà para a pròxima vez!
Mas aproveitamos para degustar do famoso bolo Sacher Torte, a base de chocolate e, acredito, licor, uma delicia!


Uma das coisas que nos divertiu foi Herbrunn com o jogo das àguas! 


Para quem quer cultura, tem dois museus interessantes: o celta em Hallein e Salzwelt. Vale a pena e, como no perìodo que fomos chovia bastante, é uma boa pedida.


Voltando pra casa, em pleno mes de abril, encontramos neve e para a alegria do Matteo paramos o carro para um lanchinho, hehe, e ele se divertiu com as bolas de neve!